Mostraremos neste artigo o processo de criação de uma nova conta de email no cPanel.
Para prosseguir com o artigo você precisa esta conectado no painel, caso não saiba como conectar veja esse artigo: Como fazer login no painel da hospedagem (cPanel)
Recursos de Emails
Existem diversos recursos de emails a sua disposição. Como se pode ver na imagem abaixo.
Você pode ver o item de criação de conta de emails como o primeiro da lista, clique nele para criar ou gerenciar as contas já existentes.
Após clicar em “Contas de email” será aberto uma nova página semelhante a imagem abaixo.
Criando um novo email
Nessa página você vai o formulário de criação de emails.
- Endereço de email: É o endereço que receberá os emails.
Ex: contato@dominio.com
Obs: Não deve ser digitar o @dominio.com, o sistema ja vai auto completar - Senha: A senha que será usada para acessar o email. Existe a opção de gerar uma senha segura.
- Confirmação de Senha: Digite novamente a mesma senha digitada acima, caso tenha usado a opção de gerar a senha, é necessário digitar o valor gerado.
- Tamanho: Define o tamanho máximo da caixa de emails. Ex: 100 mega bites de amarzenamento para emails
- Botão Criar Conta: Confirma de criação do email.
- Email de Boas Vindas: Ao concluir a criação você recebe um email de boas vindas no seu novo email.
Lista de Emails
Mais abaixo na mesma página você vai ver a lista de emails cadastrados no sistema.
Junto com seus emails vai aparecer o uso de disco, junto com o limite máximo de uso e também algumas opções de gerenciamento do email.
- Senha: Permite fazer a alteração da senha de acesso.
- Cota: Controle do espaço em disco disponivel para uso no email
- Configurar cliente de email: Mostra como configurar emails em aplicativos de emails, como Outlook e outros
- Excluir: Exclui o email e os dados relacionados. Essa ação não pode ser desfeita
- Mais: Mais opções a relacionadas a conta.
- Suspender: Impede o acesso total a conta
- Suspender o login: Impede somente o login da conta
- Suspender email de entrada: Impede do email receber novas mensagens
- Acessar Webmail: abre o email em uma nova aba, sem a necessidade de senha
- Gerenciar autenticação externa: Gerencia como outros aplicativos podem autenticar no email.
Obs: É uma opção que requer conhecimento base, caso não saiba sobre o funcionamento, não modifique. - Configurar calendários e contatos: Gerencia o acesso a calendários e contatos através de aplicativos de terceiros
- Manage Disk Usage: Gerencia o espaço em disco ocupado pelo email.
Acesso ao Webmail
Após a criação das contas de e-mail, para acessar sua conta de Email via webmail ArtHost pelo navegador é simples:
Você pode acessar o Webmail acrescentando “/webmail” no final de seu domínio.
Ex: www.seudominio.com/webmail
Via subdomínio: Também é possível acessar via sub-domínio. É um subdomínio automático e não precisa ser configurado.
Ex: webmail.seudominio.com
Após o acesso a página, basta fazer o login com endereço e senha do e-mail criado.
Ao fazer login, você será redirecionado para uma tela com 4 opções de clientes de email, são eles: Horde, Squirrelmail, RoundCube e AfterLogic Webmail Lite.
Escolha uma das quatro plataformas e clique sobre o ícone da plataforma desejada.
Pronto! Você já estará conectado à caixa de entrada. Recomendamos que você defina a plataforma desejada como padrão, assim na próxima vez que você efetuar o login o acesso será direto.
Se deseja configurar o cliente de e-mail, como “Outlook” “Outlook Express” ou “Windows Live Mail“, basta seguir os seguintes passos: na home do cPanel, na guia “Email“, na opção “Contas de email“, clique no ícone “Configurar cliente de email“. Será exibida uma lista com os principais clientes de e-mail. Basta clicar na opção desejada e seguir as instruções informadas.